Projeto Europeu

DIGITALL

Image

Project Number: 2020-1-BE01-KA226-SCH-082731

Image

DIGITALL

 

O Projeto Europeu DigitALL começou em Março de 2021 a partir de uma pesquisa conduzida pelo líder do projeto LogoPsyCom sobre aprendizagem à distância durante a pandemia de Covid-19.

A investigação foi inicialmente conduzida na Bélgica entre professores, pais e terapeutas da fala. Os resultados mostraram que 71% dos professores não tinham qualquer experiência anterior com a aprendizagem online. A investigação centrou-se na inclusão durante o ensino à distância, o que mostrou ser um desafio para 57% dos professores e resultou em cerca de 68% dos pais terem de fornecer um nível muito mais elevado de apoio aos seus filhos.

A maioria dos pais atribuiu esta necessidade de apoio adicional à falta de instruções claras, de baixas competências digitais e à necessidade de contactos sociais. No entanto, muitos deles salientaram a autonomia promovida pelo ensino à distância.

 

O objetivo do projeto é fornecer informação útil e prática sobre pedagogia inclusiva e recursos para os professores atingirem e promoverem a inclusão durante a aula online.
Os recursos do projeto centram-se na pedagogia inclusiva e na adaptação do conteúdo do material educativo online.

O projeto oferece diferentes recursos úteis:

  • Um Guia sobre necessidades de adaptação digital 
  • Fichas de adaptação prática 
  • Uma caixa de ferramentas 
  • Tutoriais em vídeo 
  • Listas de Verificação para adaptações de conteúdo 
  • Fichas de trabalho 

Ao fornecer tais recursos, o projecto reforça as prioridades do Plano de Acção da Comissão Europeia para a Educação Digital, cujo objectivo é uma "educação digital de alta qualidade, inclusiva e acessível na Europa". Segue também as orientações e objectivos dos Quadros Europeus de Competências Digitais dos Educadores ao equipar os professores com competências digitais e orientações para a inclusão.

NEWS O1 o guia

Our Partners

Client 1
Client 2
Client 3
Client 3
Client 3
Client 3
O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.
Image